Bom Jardim da Serra

Originou-se pelas belezas naturais do Município e de uma imensa mata de araucária existente próximo à cidade. Os moradores chamavam e admiravam como um grande jardim. Como fica a 11 km da Cordilheira da Serra Geral, associa-se este jardim com a serra, formando o então nome de BOM JARDIM DA SERRA.

Bom Retiro

Destaca-se como um dos poucos municípios situado na Serra Catarinense e no Vale do Itajaí. Com um dos melhores climas do Brasil, a cidade está localizada na altitude de 890 metros e o ponto culminante está a 1.827m no Morro da Boa Vista, na região denominada Campo dos Padres na Serra Geral - o mais alto do Estado.

Lages

Lages, Terra de Encantos, berço do turismo rural, oficialmente fundada em 22 de novembro de 1766, mas antes disso a paragem dita “das lagens” já era conhecida por famílias de gaúchos, que transpunham o rio do Inferno Grande (Pelotas), os chamados “Paiquerês” (Passo dos Índios).

Rio Rufino

O nome da cidade é uma referência ao agricultor Rufino Pereira, morador da região no início do século 20. Hoje, com 3.000 habitantes, Rio Rufino mantém a economia baseada na agricultura familiar, com culturas tradicionais como feijão e milho, e a criação de gadode corte e leite.

São Joaquim

A pacata São Joaquim, com seus 24 mil habitantes, é conhecida pela maçã e pelo frio. O cultivo da fruta é a principal atividade econômica da cidade - ao circular pelas estradas de terra no interior do município é comum ver pequenas plantações de macieiras ao lado das casas simples dos fruticultores.

Urubici

A diversidade do relevo fez de Urubici "pássaro brilhante" no idioma xokleng, tribo que habitava a região que é um dos paraísos do turismo de aventura no país. Programas do gênero não faltam.

Urupema

Urupema - Localizada na Serra Catarinense a uma altitude de 1.450 m acima do nível do mar, a temperatura média anual é de 13°C e a precipitação média anual é de 1.800M.M.