20/05 a 29/05 - 28ª Festa Nacional do Pinhão

A prefeitura de Lages, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO) da 28ª Festa Nacional do Pinhão, e o Serviço Social do Comércio (Sesc), firmaram parceria e o Mesa Brasil fará a arrecadação de alimentos nos dias 23 e 24 de maio. Nesses dois dias o acesso ao parque Conta Dinheiro é gratuito e a participação na ação é facultativa. Quem for ao evento e quiser colaborar pode levar um quilo de alimento não perecível e deixar no ponto de coleta, segundo o presidente da CCO, Gilson Maximo de Oliveira.

A nutricionista Rubia Fernandes Sombriu diz que os donativos arrecadados serão destinados às entidades cadastradas no Mesa Brasil, instalado em Lages no ano de 2014. Rubia explica que o programa visa diminuir o desperdício de alimentos, a segurança e a vulnerabilidade social. Na Serra trabalha com o apoio de rede de alimentos, redes de supermercados, agricultores e outros. “Em alguns casos, os produtos não têm mais o valor comercial, porém, o nutricional ainda existe e pode ser aproveitado”, explica.

Sobre as entidades cadastradas, reitera que, obrigatoriamente, precisam ser filantrópicas e se manter por meio de doações. “As pessoas atendidas são aquelas em situação de vulnerabilidade social, a exemplo de crianças, idosos, deficientes físicos, em processo de reabilitação ou famílias com baixa renda”, observa.